COP 30 News

2h media ZIMJQWbg41Q unsplash

COP 30 em Belém: Perspectiva para Marcas, Negócios e Investimentos

Por: Alana Leite, Gerente de Branding e Comunicação.

Pela primeira vez na história, a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP) será realizada no coração da Amazônia: No Brasil, no Pará e em Belém. A COP 30 em Belém, trigésima edição do evento, espera receber um público de mais de 40.000 pessoas que se dividem entre chefes de Estado e Ministros, Diplomatas, Representantes da ONU, Cientistas, Pesquisadores, Líderes Empresariais, além de ONGs, Ativistas e Representantes dos Povos Indígenas.

 

COP 30 em Belém: Um Marco Histórico

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou a importância de discutir a Amazônia dentro da própria Amazônia, proporcionando uma perspectiva autêntica sobre as questões indígenas e das populações ribeirinhas. Em recente fala à imprensa, ele disse que a COP 30 em Belém será diferente de todas as outras. “Uma coisa é discutir a Amazônia no Egito; outra coisa é discutir a Amazônia em Berlim; outra coisa é discutir a Amazônia em Paris. Agora, não. Agora nós vamos discutir a importância da Amazônia dentro da Amazônia. Nós vamos discutir a questão indígenas, vendo os indígenas. Nós vamos discutir a questão dos povos ribeirinhos, vendo os povos ribeirinhos e vendo como eles vivem”.

kawe rodrigues pvDiJuii4Xc unsplash
COP 30 em Belém: Perspectiva para Marcas, Negócios e Investimentos 6

 

Oportunidades de Negócios e Investimentos

Além das discussões sobre clima e sustentabilidade, a COP30 em Belém se apresenta como um espaço valioso para investimentos e novas oportunidades de negócios. É o ambiente ideal para quem deseja conhecer de perto a variedade dos recursos naturais e seu uso sustentável. É a chance de se conectar com empresas e investidores interessados em Economia Verde. A visibilidade internacional dessa conferência atrai, por exemplo, financiamentos para startups e empresas focadas em tecnologias verdes e soluções sustentáveis. Muitos negócios e novas parcerias vão se expandir, então estar presente neste evento permitirá acesso antecipado a tendências que impactarão o mercado.

 

Principais Temas a Serem Abordados na COP 30

  • Redução das Emissões de Gases de Efeito Estufa: Discussões sobre estratégias globais para mitigar as emissões e combater o aquecimento global.​
  • Adaptação às Mudanças Climáticas: Exploração de medidas para que comunidades e ecossistemas se ajustem aos impactos climáticos já em curso.​
  • Financiamento Climático para Países em Desenvolvimento: Debates sobre mecanismos de apoio financeiro para nações em desenvolvimento implementarem ações climáticas eficazes.​
  • Tecnologias de Energia Renovável e Soluções de Baixo Carbono: Apresentação de inovações tecnológicas que promovam a transição para uma economia de baixo carbono.​
  • Preservação das Florestas e da Biodiversidade: Discussões sobre a importância de conservar ecossistemas essenciais, como a Amazônia, para a saúde do planeta.​
  • Justiça Climática e Impactos Sociais das Mudanças Climáticas: Análise de como as alterações climáticas afetam diferentes comunidades e a necessidade de soluções equitativas. ​Governo Brasileiro

 

Fortalecimento da Imagem de Marca Através de Práticas ESG

Considerando que cada vez mais empresas demonstram interesse e comprometimento com práticas ESG (ambientais, sociais e de governança), participar da COP30 em Belém ajudará a fortalecer a sua imagem de marca, além de conquistar maior confiança do mercado e dos consumidores.

 

Diretrizes para Posicionamento de Marca na COP 30

  • Mostre Suas Iniciativas ESG de Forma Autêntica: Destaque ações concretas e seus impactos reais, evitando promessas vagas.​
  • Evite Promessas Genéricas: Foque em compromissos específicos e mensuráveis, garantindo transparência e credibilidade.​
  • Conecte-se de Maneira Eficaz com o Público da Conferência: Entenda as expectativas dos participantes e alinhe sua comunicação para atender a essas demandas.​
  • Tenha uma Comunicação Clara e Transparente: A clareza nas informações reforça a confiança e a reputação da marca. Não há mais espaço para discursos vazios!

Preparativos de Belém para a COP 30

Belém está se preparando intensamente para sediar a COP 30 em 2025. Investimentos significativos estão sendo realizados em infraestrutura urbana, como melhorias no sistema de transporte público e na rede hoteleira, para acomodar o grande número de visitantes esperados. ​

 

Conclusão

São muitas as expectativas até Novembro de 2025. O que eu torço é para que o legado dessa conferência seja positivo para Belém, para o planeta e para os novos negócios.

 

Deixe um Comentário

Seu e-mail não será publicado.